quarta-feira, 13 de maio de 2009

O Romã





Os gregos antigos faziam oferendas à deusa Afrodite, a deusa do amor, com romãs, porque eles acreditavam que a romã era a fruta que alimentava o amor. Outros consideram a romã a fruta da sorte, comem romãs na passagem de ano e guardam algumas sementes para ter sorte o ano inteiro. Eu atualmente ando usando romã quando falo tanto que um sprayzinho da fruta, resolve muito.

Mesmo antes dela virar moda e famosa na minha casa tinha um pé, meio esquecido no fundo do quintal. Desde sempre gosto dela, como gosto de lembrar da minha avó abrindo aquela fruta, meio flor, e retirar aqueles pequenos rubis constituía uma aventura. Eu me encantava mais do que comer aquelas pequenas jóias. O que não me atrai nada na jaca ou na fruta do conde, que tem os mesmos mistérios escondidos.

Não sei o cheiro que tem a Romã, mas não tenho dúvidas da sua cor. Vermelho rubi transparente. Sei até como esses rubis são embalados, um a um, igual a gente faz quando algo é frágil. Plástico bolha da natureza.

Não gosto do cheiro, do formato, da cor da jaca. Nunca comi nem sei que gosto tem. O conde que me desculpe, mas tem uma areia e uma malemolência estranha.

Tenho descoberto que as frutas tem uma experiência estética interessante. A carambola também tem isso quando cortadas, viram estrelas que provocam um sabor diferente. Comer estrelas é um delirío.
Minha avó acho que já sabia desse lado lúdico das frutas e nos dava de presente formas diferentes de chupar laranja, cortando para cada neto de um jeito diferente. Com tampinha, com gominhos, com duas tampas, com branquinho, sem branquinho. Comer a fruta virava brinquedo na refeição. Entretenimento puro junto com educação alimentar.
Quanta diversão simples, como tínhamos tempo !!
Senti o maior prazer em colher o meu primeiro romã, agora na minha casa adulta. Foi legal também perceber que também posso ter tempo para separar cada rubizinho e com isso provocar todas essas lembranças. A maravilha maior é saber que, se eu cuidar direitinho da romanzeira, vou poder colher com meus netos e descobrir com eles um grande garimpo.
Com os netos? É porque com os meus filhos...ih não tive tempo. Mas ainda tem jeito.
Como a minha amiga Claudia M diz que sou meio curandeira, segue abaixo as propriedades do romã...rs
Deixa pra lá gente, o mais importante é que ele alimenta o amor.
Vamos ver quem chega primeiro no google?




8 comentários:

  1. amei
    vamos por no nosso site...
    abri um meu novo também...

    ResponderExcluir
  2. ah obrigada !!

    vc me inspirou a começar e to amando escrever aqui

    adorei o novo blog e o texto.Tenho coisas para contribuir lá...tenho desenvolvido essa idéia lá com o pessoal do meu Centro e já tenho uma menina pesquisando os chapéus macios e já evoluímos para entretenimento em hospitais. Ela tem a vocação e eu estou ajudando a encontrar caminhos. Já já te conto isso . bj

    ResponderExcluir
  3. Monica, você ganhou mais uma fã e seguidora! O Rene me comentou do blog ontem, vim ler hoje e fiquei encantada. Apesar de ser uma metáfora batida, pra mim nunca fez tanto sentido: seus textos têm cheiro e cor. São muito gostosos mesmo de ler. Incrivelmente envolventes. Parabéns, viu?

    Beijo enorme pra você.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ju... que delicia ter você aqui . que bom que você gostou!

    Já li algumas coisas suas, meio que vasculhando por ai...e das nossas conversas tb gostei muito da forma como você se expressa, o Direito tá em boas mãos.
    É essa teia que quero tecer junto com você e com quem mais vir
    bjs querida

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Que bom que você gostou. Curti bastante seu blog tb. Quero publicar este texto aqui no nosso blog, pois tem tudo a ver. Posso?
    Tem um texto aqui que tb fala bastante de memória. Acho que vc vai gostar:

    http://blog.nodesign.com.br/2008/12/12/os-objetos-na-memoria-dos-sentidos/

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela visita.

    Claro pode publicar!

    Fui lá ver e adorei também.

    Aproveita e dá uma olhada nesse. Vc vai gostar
    http://www.elogiospordia.com.br/

    ResponderExcluir